terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Footecon discute importância da divisão de base no crescimento dos clubes de futebol

Foi realizado na manhã desta terça, 06/12, no Rio de Janeiro, um debate com o tema “Modelo Barcelona X Modelo Brasileiro na Formação de Jogadores”, válido pelo VIII Fórum Internacional de Futebol – Footecon 2011. Participaram do encontro Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira; Marcelo Teixeira, gerente de futebol do Fluminense (RJ); Jorge Macedo, coordenador de divisões de base do Internacional (RS); e Rodrigo Caetano, diretor-executivo de futebol do Vasco da Gama (RJ). O mediador do debate foi o jornalista Paulo César Vasconcelos, comentarista e chefe de redação do canal Sportv.

O tema central foi o formato com o qual os clubes brasileiros gerem suas equipes de divisão de base e um paralelo com um caso de sucesso como Barcelona. Mano Menezes completou com a visão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acerca do assunto.

Ficou evidente o quanto os clubes brasileiros precisam crescer em profissionalismo para competirem com o mercado internacional. A ausência de pessoal capacitado e de planejamento de médio e de longo prazo foram problemas recorrentes. Segundo todos os participantes do debate, a criação de uma filosofia de trabalho que contemple toda a base e forneça dados fiéis sobre as potencialidades formadas em casa ao time profissional é um grande passo para qualquer clube que almeja crescer e tornar viável o investimento em futebol.

Vale uma reflexão para os clubes do DF, que ainda gerem suas equipes em um formato, reconhecidamente, ultrapassado e irreal. Injetam seus parcos recursos no time profissional e os veem indo embora todo final de ano, após mais uma fracassada campanha. Não há retorno financeiro. Lucra apenas quem vive dessa desorganização. Está na hora de acordar e de compreender que a frase “craque a gente faz em casa” não é apenas ufania, e sim uma saída mais inteligente na busca por resultados no futebol.

Texto: Rafael Lopes 

Um comentário:

  1. Deixar os parabéns pela matéria sobre o Footecon, estou aqui no Rio no Congresso e está muito bom. Um forte abraço e caso queira algumas imagens eu gravei muitas coisas. E amanhã tem mais, abraços.

    Gabriel Magalhães

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a),

Seu comentário é sempre bem-vindo e será publicado se estiver devidamente registrado com seu seu nome, sobrenome e e-mail.
Comentários com ofensas pessoais e/ou palavrões ou mesmo não referentes à notícia publicada não serão postados.

Abraço.
Luciano Villalba
BSB 2014